A homeopatia é uma medicina que intervém sobre a globalidade e que utiliza substâncias especialmente preparadas e altamente diluídas (dadas principalmente na forma de grânulos e glóbulos) com o objetivo de ativar os mecanismos de auto-regulação do próprio corpo.

O seu homeopata prescreverá medicamentos de acordo com o conjunto específico de sintomas que o paciente possa apresentar, levando em consideração o seu nível geral de saúde.

 

O seu semelhante…
A homeopatia é baseada no princípio de “semelhante cura semelhante”, isto é:

Globalmente pode explicar-se que o medicamento homeopático é uma substância que pode causar sintomas quando tomada em grandes doses, e pode ser usada em pequenas quantidades para tratar sintomas similares.

Por exemplo, beber muito café pode causar insónia e agitação, mas segundo o princípio da “semelhança”, quando transformado em medicamento homeopático, pode ser usado para tratar pessoas que sofrem de insónia e agitação.

Este conceito é usado, por vezes, na medicina convencional, por exemplo, o estimulante Ritalin é usado para tratar pacientes com “transtornos de déficit de atenção e hiperatividade” e em pequenas doses pode ser usada para des-sensibilizar pacientes alérgicos.

Uma diferença importante entre a homeopatia e a medicação convencional é que a dosagem dos homeopáticos é tão pequena que os efeitos colaterais tóxicos são evitados.

 

A sua origem…
A homeopatia foi descoberta por um médico alemão, Samuel Hahnemann, que estava a pesquisar a melhor maneira de reduzir os efeitos colaterais e prejudiciais associados ao tratamento médico da sua época, que incluía o uso de venenos.

Ele começou a fazer testes em si mesmo e num grupo de voluntários saudáveis, dando doses medicinais cada vez menores, descobrindo que, além de reduzir a toxicidade, os medicamentos tornaram.-se mais eficazes à medida que as doses eram reduzidas.

Ele também observou que os sintomas causados ​​pelos “remédios” tóxicos da época, como o mercúrio usado no tratamento da sífilis, eram semelhantes àquelas das doenças que estavam sendo usadas para tratar. Essa observação levou ao princípio que ele descreveu como “semelhante cura semelhante”.

 

Sabia que… 
» A homeopatia é o segundo maior sistema de medicina do mundo?

» Mais de 200 milhões de pessoas usam a homeopatia em todo o mundo?

» Na Índia, mais de 100 milhões de pessoas dependem exclusivamente da homeopatia para os seus cuidados de saúde.