A eterna questão
Esta é uma dúvida que me é colocada muito frequentemente.
O calor cria uma “vasodilatação”, ou seja, dilata os vasos sanguíneos e aumenta o aporte de sangue e de oxigénio aos tecidos. Parece fantástico! Mas como em tudo na vida, é fantástico mas não em todas as situações!
O CALOR é um grande aliado em contraturas, excesso de tensão muscular e dores posturais.
Em situações inflamatórias como torcer um pé, bater com o joelho, tendinite no ombro, o GELO será o nosso melhor amigo! Ele vai diminuir o aporte sanguíneo e controlar a resposta inflamatória. Quando colocado nas primeiras 72 horas, ele vai fazer toda as diferença no prognóstico!
Em qualquer um dos casos, os estudos indicam que a duração das aplicação não deverá exceder os 20 minutos.
Naturalmente que nem sempre é fácil classificar o estado da lesão e por vezes isso implica a avaliação de um profissional.
Na minha prática clínica utilizo sempre esses meios como conselhos para casa em substituição de cremes. E os resultados mostram-se sempre mais satisfatórios…e económicos!